Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Something to Keep in Mind!




"For what it's worth: it's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again."

The Curious Case of Benjamin Button


http://www.youtube.com/watch?v=O-E0a9RQ-qQ

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Difícil de Colocar em Palavras




  Cada vez mais percebo o quanto a nossa linguagem verbal é tão limitada perante a tantos sentimentos, emoções e tantas outras coisas que não consigo traduzir nesse momento ... seja a lingua que for, a cultura que for, encontro essa mesma dificuldade.

  Geopolítica e História nunca foram meu forte na escola, sempre foi muito difícil entender o porque das guerras, o porque que as pessoas brigavam e brigam por tanta coisa. Meu pai passava o final de semana antes das provas tentando me explicar o que aconteceu, e iamos horas noite a dentro, pois eu queria tentar entender o porque ... e mesmo assim, tudo me parecia tão estranho ... e ainda me parece.

  Fiquei tão trise, revoltada, decepcionada ... e muitos outros sentimentos que são dificeis de expressar com as últimas notícias dessa semana que recebi do Brasil ...  que mesmo não sendo uma ativista política, como muitos dos meus amigos sabem ... foi impossível não expressar tal indignação.

  Primeiro José Claudio Ribeiro e sua esposa assassinados .... olha o TED dele que lindo! De uma simplicidade e sabedoria, como pode uma atrocidade dessas novamente ? Se você não sabe quem foi ele, mais um bom motivo para conhecer o seu trabalho, e não deixarmos que a morte dele seja em vão ... ao comprar qualquer objeto de madeira, procure saber a origem ... vamos dar um basta nesses madeireiros !!! Assassinos de árvores e pessoas !!! (http://www.tedxamazonia.com.br/tedtalk/ze-claudio )

  Depois e junto ao mesmo tempo .... a alteração no Código Florestal e a aprovação da construção de Belo Monte .... em tempo de pensar na sustentabilidade de cada ação, nosso país em nome do "progresso" parece dar um grande passo para trás ... e esse retrocesso implica ainda em expulsar 40.000 indígenas de suas terras !!!! Como podemos opinar sobre o que está acontecendo na palestina, se os políticos no Brasil estão fazendo a mesma coisa ??? Não consigo entender !!! Entre no site da Avaaz e escreva você também um e-mail para a Dilma, em seu e-mail direto !!! Não podemos perder tempo, entre no site: http://www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?fpla

  Em pensar que nestes últimos 5 dias, desde que cheguei no antigo continente, tive a oportunidade de conhecer, mesmo que on-line (por enquanto), projetos sobre permacultura e comunidades auto-sustentáveis justamente preocupadas e não mais agredir o único planeta que sabemos que podemos morar... até quando ?

  Como desde a minha infância eu nunca acreditei que violência se resolve com violência, e agora que tenho procurado aprender mais sobre cultura de Paz, isso se confirma, compartilho aqui alguns links de projetos inspiradores, e que quem sabe em um momento tão triste como esse, nossas lágrimas não só lavem as nossas almas, mas que elas também possam humidecer esse solo tão fértil e precioso que temos o privilégio de colocarmos os nossos pés.

  Comunidades inspiradoras:





  Escolas interessantes:
http://www.ecocentro.org/inicio.do (Exemplo Brasileiro !!!)



 Exemplos de casas:







   Até quando muitos deixarão para pensar no amanhã só amanhã ? Temos que agir hoje !

  Espalhem suas boas sementes !!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dormindo com o Inimigo ?



  Essa é a primeira postagem de uma noite de ..... Ahhhhhhhh !!!! Muito Susto !!!! Tá, dei uma exagerada na escolha da fotinho de hoje, mas o que eu posso fazer ? As vezes sou meio assim mesmo ;)

  Então, o instituto que estou agora, fica em uma região bem rural dos Estados Unidos, no Interior de West Virginia. Aqui tem muita natureza, muito verde, muito silêncio, um céu Maravilhoso .... um Ar então ... uma delícia de respirar !!! Mas junto com esse pacote que eu amo, vem os nossos queridos amigos e que também fazem parte deste planeta, os bixinhos de todas as categorias.

  Olha só o tamanho da minhoca que eu encontrei outro dia !!! Coloquei meu dedo ao lado para fazer uma escala ... imagina só ...


  Pois é !!! Enorme, né ? 

  Então, voltando a hora de dormir ... os quartos aqui também são comunitários, digo, tem essa opção ... e como eu adoro uma bagunça ;)

 Estavamos conversando antes de dormir ... e .... música de suspense .... de repente alguém vem e arranca algo das minhas costas ... Ahhhhh !!! O que foi isso?, eu gritei. E meu amigo disse, acabei de tirar um carrapato das suas costas ... Ahhhhh !!!! Como assim ? Nunca fui picada por um carrapato antes ... só tirei dos cachorros do sítio ... credooo !!! E até onde eu me lembrava, para tirar carrapato, você deve esquentá-lo para ele liberar suas presas ... mas meu amigo, muito experiente, disse que esse estava bem magrinho, ou seja, ele devia ter acabado de me picar ... que bom então, imagino eu !!! A picada não infeccionou ... o que já é um ótimo sinal !!!

  Durante a mesma noite, minha amiga se mexe de uma forma abruta e estranha ... tão estranha que eu acordei no meio da noite ... e eu perguntei o que foi ? Ela disse tinha alguma coisa se mexendo em seu lençol ... o que ? Uma aranhaaaaaa !!!! Ahhhhhhhhhhh !!!!! 

  Todos acordamos vivos no dia seguinte, dando muita risada da nossa noite animal ... em que dormimos com o "Inimigo".

  Boa semana !!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ter Razão ou Ser Feliz, eis a questão !



  Hoje, Sexta- Feira, momento reflexão da semana ;) 

  Tudo começou quando meu amigo se deparou com uma questão muito importante diante do cardápio ao pedir o jantar ... aflito, ele disse que gostaria de pedir uma entrada com frutos do mar, mas estava com vontade de comer hamburger também ... que conflito !!! Por que não pedir os dois ?

  Pode parecer ridículo colocar essa questão dessa forma, mas quantas vezes nos deparamos com situações assim, em que a sua vontade diz uma coisa, mas a sua razão diz extamente o oposto ? E na hora de justificar ... onde ficou a resposta ?

  Nem sempre conseguimos consilhar aquilo que achamos que é o melhor com aquilo que realmente temos vontade, por que? Por que temos que sempre ter uma boa razão para justificar cada um de nossos passos, mesmo quando a nossa felicidade está em questão ? Veja, não é uma questão de ser inconsequente, mas mesmo quando sabemos que não vamos prejudicar niguém, as vezes nós mesmos não nos permitimos a realizar nossas vontades.

  Tá, vou dar outro exemplo, na verdade dois que se juntam, e que aconteceram ainda no começo desse ano. Eu ainda estava em São Paulo, em uma tarde de domingo, resolvi sair para ler meu livro (sim, gosto de variar de ambiente quando leio). O livro, alias, era o Comer, Rezar e Amar,  e eu estava na parte em que ela vai para Itália aprender Italiano, algo que ela sempre quis, mas nunca teve um bom motivo para justificar pagar um curso de italiano ... ela teve que resolver tirar o seu ano sabático para se permitir aprender italiano (hummmmm ... esse foi o primeiro exemplo). 

  Abre parenteses, um rápido flash back: Quando eu era pequena, quero dizer, menor, minha mãe costumava me levar a um lugar para tomar sorvete, e toda vez que eu terminava o sorvete, ela me perguntava: "Você quer mais alguma coisa?", e eu respondia : "Sim, uma coxinha!". Preocupada com os meus hábitos alimentares, minha mãe sempre falava não, pois afinal eu já tinha comido o doce, ou seja, a sobremesa, e que se dá próxima vez que eu fosse ao estabelecimento eu quisesse comer coxinha e sorvete, pedisse primeiro a coxinha ... Agora, me pergunte se alguma vez eu pedi a coxinha antes ? Não, era sempre o mesmo diálogo.

    Ok, de volta a uma tarde de domingo ...

  Estava eu em um restaurante, em que lembrei que tinha ótimas sobremesas, era final da tarde, comecinho de noite, pedi minha sobremesa, e deliciei o meu livro. Fique mais de uma hora no restaurante lendo, quando de repente me deu uma vontade de comer pizza! Olhei para o garçon que havia me antendido previamente, e ele perguntou o que eu queria, e eu disse, um pizza individual por favor! (Também não sou tão glutão assim, né ? O detalhe do individual é importante ;)) E ele fez uma cara de estranheza, e perguntou baixinho: "Mas você já não comeu a sobremesa?" e eu respondi no mesmo tom de voz: "Sim, mas eu não jantei antes e fiquei com fome", e ele, muito delicado, respondeu: "Tudo bem, então esse vai ser o nosso segredo!". A pizza estava ótima e sai feliz da vida do restaurante, em que comi primeiro a sobremesa e depois o prato principal !!!

  Cheguei em casa, e falei para a minha mãe : "Sabe o que eu fiz hoje? Comei uma pizza depois da sobremesa !", e ela, que nem lembrava da minha lembrança de criança, deu muita risada. E além de tudo isso, ainda tive que manter um segredo com o garçon !!!

  Depois de toda essa volta gastronômica, não sei se consegui ser clara, entre frutos do mar e hamburger e sobremesa e prato principal. Mas tem coisas, que aprendemos que devemos seguir tais regras, mas  quem disse devemos seguí-las sempre ? Quem garante que aquilo que é, supostamente, melhor, é o que vai realmente nos fazer feliz ? 

  Quem me colocou pela primeira vez diante desta questão, foi minha terapeuta (Uma alma Iluminada !!!), que me perguntou: "Luiza, você quer ter razão ou ser feliz ?" .... e hoje, sem parar para pensar nem um segundo, respondo, Ser Feliz !!!

  Bom final de semana para todos nós !!!
  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trilha Sonora do Momento !!!

 

Bom dia !!!

  Não acredito que até agora não coloquei quase nada sobre música no blog !!! Pra quem me conhece, sabe que eu não vivo sem, e que tenho um gosto bem eclético ;)

 Descobri novos sons aqui pelas redondezas dos apalaches, sim, dentro do ritmo de blue grass, o que é fantástico ! As duas bandas que mais gostei foram:

- Carolina Chocolate Drops

- Muskellunge Blue Grass

Ai vai a música preferida da semana: http://www.youtube.com/watch?v=1xOxHyTP91c !!!

E de uma certa forma, esse tipo de música, resume bem o estilo de vida aqui, simples e muito interessante.

Vale a pena assistir e ouvir ;)

Descobri outros sons malucos.... sensacionais ... mas não estou conseguindo fazer o upload ... quem sabe no futuro !!!

Beijinhos

O ursinho está crescendo !


  Depois de passar o dia pintando por ai ;) Por isso da tinta na mão e no cabelo ... fomos visitar o nosso vizinho que cuida e reabilita animais selvagem.

  O ursinho que foi resgatado há algumas semanas, que eu postei no blog, está crescendo !!! Quando ele chegou, pesava 3 pounds e agora, já está com 7 pounds !!! E ah, ele já tem nome ... Zeus ! Uma figura, já sobe em árvores super rápido ... fico imaginando como deve ser um aldulto ... espero não encontrar nenhum nas minhas caminhadas, pois não tem para onde fugir !

terça-feira, 10 de maio de 2011

Um pouco de Cultura - Droop Mountain Battlefield


  Pai, essa é pra você !!!

  Em um dos finais de semana, fui nessa montanha (Droop), que foi um ponto estratégico importante na Guerra Civil dos Estados Unidos, devido a altitude e, como dá pra ver na foto (eu que tirei ;)), dá para enxergar bem longe.

  Para maiores detalhes quanto aos ocorridos no local, quando e com quem : http://www.droopmountainbattlefield.com/

  A foto que eu tirei acima foi da torre que se encontra abaixo :



  Por dentro da torre me senti em um dos quadros de Escher, MC. Veja:


Beijinhos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiras Cartas Encaminhadas !!!


  É tão gostoso escrever e receber cartas !!! Por que será que eu tenho que sair do país para fazer isso ? Alguém pode me explicar ???

  Bom, independente da resposta, as primeiras cartas foram encaminhadas !!! Assim, que elas chegarem, me avisem !!! Pois tenho a leve impressão de que elas demoram um pouquinho a mais do que os e-mails ;)

Beijinhos

Para não ficar tão desatualizada ...



Neste domingo ... estive nesse lugar ... sem palavras.

Beijos e Boa Semana para todos nós !!!

Meu Domingo "Into the Wild" !



Bom Dia !!!

Bom, conforme prometido, mandarei uma experiência fora da ordem cronológica, daquela semana que não tive tempo de escrever, mas isso não quer dizer que ela é menos importante, muito pelo contrário, para mim, foi algo que não sei se existem palavras que possam descrever todas as sensações que passei naquele dia.

Foi no domingo de páscoa, suportamente, era para eu, Samira e Wesley fazermos a trilha de bicicleta para a Thilha do Rio Greenbrier, que no final, fizemos na semana seguinte, pois o lugar em que alugamos as bicicletas estava fechado devido ao feriado. Então decidimos fazer uma trilha a pé, a Cranberry Mountain.

Tive muita sorte, pois Wesley, um dos responsáveis pela construção do novo prédio do instituto em que estou, nasceu e foi criado em Vermont, no interior e ele está acostumado com esse tipo de mata, esse tipo de  trilha.

Bom, se você acha que a nossa aventura começou quando chegamos na montanha, você está muito enganado. Ela começou ainda no carro. Quando estavamos chegando próximo da trilha, uma das luzes do painel acendeu, adivinha qual ? A do sistema de refrigeração ... ops .... paramos para ver o que tinha acontecido .... e quando olhamos de baixo do carro, uma poça enorme de água. Olhamos por de dentro do motor e conseguimos enxergar que uma das magueiras tinha se soltado, pois a fivela que prende a mangueira tinha quebrado. Como tive experiência prêvia com meu antigo carro, diversas vezes com o sistema de refrigeração, me senti muito confiante em dizer ... "Não importa que o que fizermos agora, se quisermos tentar arrumar, precisamos deixar o motor realmente esfriar" ... sendo que a cidade mais próxima ficava a 20 minutos de carro, resolvemos começar nosso passeio daquele exato ponto, já que a cidade mais próxima ficava a 20 minuto de carro, e já estávamos reltivamente próximos das trilhas.  Tinhamos água o suficiente, comida, frutas e a vontade de caminhar.

Engraçado, que logo no começo da trilha, estava tão evidente a diferença de postura entre eu e o meu amigo. Ele, como se estivesse atravessando a sala de sua casa, e eu, como se estivesse andando em cacos de vidros ... meio assustada, pois não estavamos seguindo os caminhos originais das trilhas. Mas aos poucos ele começou a explicar sobre as plantas, sobre as trilhas dos animais, sobre o caminho das águas, e fui me sentindo mais a vontade. Até o momento que ele resolveu andar descalço, e quase ... por 10 cm ele não pisou em uma cobra !!! Sim, uma cobra ....provavelmente uma cobra dágua, que ficou olhando para nós !!!! Desviandos alguns bons centimetros de nossa rota. Senti uma leve taquicardia momentanea e seguimos em frente. O dia estava lindo, ensolarado e com uma temperatuda agradável. Então, porque não atravessar o rio ? Eu coloquei o pé no rio, e outra cobra saiu de baixo de uma pedra ... ahhhh !!! Práticas de respiração foram aplicadas, eu me acalmei e a cobra voltou para a sua pedra. Desviamos novamente um pouco a rota, e atravessamos o rio. Andamos um bom tempo, consegui seguir a trilha de um animal muito frequente aqui, um Cervo, me senti por alguns minutos na ilha de Lost ;) Mas realmente é impressionante como em mata mais fechada, você consegue enxergar os rastros com mais facilidade. Encontramos inclusive dejetos frescos, o que significa que não deviamos estar tão longe. A terceira grande taquicardia foi quando encontramos um grande e bem fresco desejo ... e levantamos a hipótese que talvez fosse de urso .... sendo assim, resolvemos parar de brincar de seguir trilhas.

Paramos em uma pequena ponte (meu pai diria que era uma pinguela) para descansar, beber água e meditar. Eu, ainda um pouco nervosa com o nosso último achado, demorei um pouco para desacelerar, mas assim que consegui, foi uma sensação incrível, a energia a minha volta era algo tão forte, o som apenas da natureza, por alguns segundos me senti como se eu fosse um pedaço daquilo tudo, mais uma árvore, quem sabe. E quando abri os olhos, as cores estavam diferentes, elas eram mais vivas, as árvores eram tão verdes que eram quase azuis ... dá para imaginar ? Pois é, nunca tinha sentido nada igual, amei.

Após esse momento, resolvemos voltar para o carro, e já me sentia um pouco mais a vontade no meio daquilo tudo. Chegamos no carro, a fome bateu e fizemos nosso almoço a beira da estrada .... literalmente !!! Abrimos o mat de yoga que estava no porta-malas e abrimos no acostamento, foi ótimo !!!

Seguido do almoço, era hora de voltar a pensar no carro, olhamos novamente, e meu amigo não conseguia alcançar a fivela, pois o local era muito estreito .... como eu sou muito intrometida, fui lá e tirei a fivela, meu braço era do tamanho exato. Assim, que decidimos ir em direção a cidade, conseguimos uma carona com pessoas locais, que nos levaram até a loja de conveniência que vende desde produtos de limpeza até peças de carro ... compramos a fivela, fluido e água para o carro ... voltamos com três homens locais que nos deixaram no carro e quiseram nos ajudar. Assim que chagamos no carro, Wesley já abriu o capô e eu fui mexendo no motor .... e a cara dos três homens quando me viram mexendo com tanta segurança e tirando a fivela quebrada ... foi engraçadíssima ... do tipo, o que essa criança está fazendo ? Mas logo, eles viram que nós "sabiamos" o que estávamos fazendo... e foram embora ... colocamos a água e o fluído ... deixamos atingir o nível adequado ... e tcharan !!! A luz do painel se apagou !!! Consertamos o carroooo !!!! Já posso colocar no meu curriculo : Neurologista e Mecânica de volvo !!! ;) Voltamos São e Salvos !!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Greenbrier River Trail

 

  Nesse sábado, pedalei 50 km, acredita ? Nem eu !!! Mas foi verdade. Fiz uma trilha maravilhosa que se chama Greenbrier River Trail, uma antiga linha de trem, que hoje, sem os trilhos, as pessoas caminham e andam de bicicleta.

  A paisagem é simplesmente maravilhosa, as pontes, o túnel no meio da montanha ... me senti em um daqueles filmes de sessão da tarde. Lembrei muito da minha mãe, pois lembrei muito da paisagem de um filme que costumávamos assistir na minha adolescência, chamado Anne of Green Gables. O lugar é muito parecido. Fiquei muito emocionada.



  Ah, e pela primeira vez, depois de muitos anos, andei de bicicleta sem cair nenhuma vez !!! Sim, descobri o modelo perfeito, para pessoas descoordenadas na magrela como eu. Usei aquele modelo com cestinha na frente, que o quadro da bicicleta faz curva e que consegui alcançar o pé no chão (acho que esse deve ser um detalhe importante anti-quedas, não é mesmo?) !!!



  Um lugar tão simples, cheio de histórias, ao som da natureza, que me fez ir com os pensamentos tão longe e tão perto ao mesmo tempo. Consegui enxergar a coerência e o equilíbrio  das coisas que estão acontecendo neste momento agora. Me senti viva, me sinto feliz !