Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ter Razão ou Ser Feliz, eis a questão !



  Hoje, Sexta- Feira, momento reflexão da semana ;) 

  Tudo começou quando meu amigo se deparou com uma questão muito importante diante do cardápio ao pedir o jantar ... aflito, ele disse que gostaria de pedir uma entrada com frutos do mar, mas estava com vontade de comer hamburger também ... que conflito !!! Por que não pedir os dois ?

  Pode parecer ridículo colocar essa questão dessa forma, mas quantas vezes nos deparamos com situações assim, em que a sua vontade diz uma coisa, mas a sua razão diz extamente o oposto ? E na hora de justificar ... onde ficou a resposta ?

  Nem sempre conseguimos consilhar aquilo que achamos que é o melhor com aquilo que realmente temos vontade, por que? Por que temos que sempre ter uma boa razão para justificar cada um de nossos passos, mesmo quando a nossa felicidade está em questão ? Veja, não é uma questão de ser inconsequente, mas mesmo quando sabemos que não vamos prejudicar niguém, as vezes nós mesmos não nos permitimos a realizar nossas vontades.

  Tá, vou dar outro exemplo, na verdade dois que se juntam, e que aconteceram ainda no começo desse ano. Eu ainda estava em São Paulo, em uma tarde de domingo, resolvi sair para ler meu livro (sim, gosto de variar de ambiente quando leio). O livro, alias, era o Comer, Rezar e Amar,  e eu estava na parte em que ela vai para Itália aprender Italiano, algo que ela sempre quis, mas nunca teve um bom motivo para justificar pagar um curso de italiano ... ela teve que resolver tirar o seu ano sabático para se permitir aprender italiano (hummmmm ... esse foi o primeiro exemplo). 

  Abre parenteses, um rápido flash back: Quando eu era pequena, quero dizer, menor, minha mãe costumava me levar a um lugar para tomar sorvete, e toda vez que eu terminava o sorvete, ela me perguntava: "Você quer mais alguma coisa?", e eu respondia : "Sim, uma coxinha!". Preocupada com os meus hábitos alimentares, minha mãe sempre falava não, pois afinal eu já tinha comido o doce, ou seja, a sobremesa, e que se dá próxima vez que eu fosse ao estabelecimento eu quisesse comer coxinha e sorvete, pedisse primeiro a coxinha ... Agora, me pergunte se alguma vez eu pedi a coxinha antes ? Não, era sempre o mesmo diálogo.

    Ok, de volta a uma tarde de domingo ...

  Estava eu em um restaurante, em que lembrei que tinha ótimas sobremesas, era final da tarde, comecinho de noite, pedi minha sobremesa, e deliciei o meu livro. Fique mais de uma hora no restaurante lendo, quando de repente me deu uma vontade de comer pizza! Olhei para o garçon que havia me antendido previamente, e ele perguntou o que eu queria, e eu disse, um pizza individual por favor! (Também não sou tão glutão assim, né ? O detalhe do individual é importante ;)) E ele fez uma cara de estranheza, e perguntou baixinho: "Mas você já não comeu a sobremesa?" e eu respondi no mesmo tom de voz: "Sim, mas eu não jantei antes e fiquei com fome", e ele, muito delicado, respondeu: "Tudo bem, então esse vai ser o nosso segredo!". A pizza estava ótima e sai feliz da vida do restaurante, em que comi primeiro a sobremesa e depois o prato principal !!!

  Cheguei em casa, e falei para a minha mãe : "Sabe o que eu fiz hoje? Comei uma pizza depois da sobremesa !", e ela, que nem lembrava da minha lembrança de criança, deu muita risada. E além de tudo isso, ainda tive que manter um segredo com o garçon !!!

  Depois de toda essa volta gastronômica, não sei se consegui ser clara, entre frutos do mar e hamburger e sobremesa e prato principal. Mas tem coisas, que aprendemos que devemos seguir tais regras, mas  quem disse devemos seguí-las sempre ? Quem garante que aquilo que é, supostamente, melhor, é o que vai realmente nos fazer feliz ? 

  Quem me colocou pela primeira vez diante desta questão, foi minha terapeuta (Uma alma Iluminada !!!), que me perguntou: "Luiza, você quer ter razão ou ser feliz ?" .... e hoje, sem parar para pensar nem um segundo, respondo, Ser Feliz !!!

  Bom final de semana para todos nós !!!
  

5 comentários:

  1. Oi Lú!!! Adorei o Texo...escreva mais quando der..beijnhos Tathi(amiga da Bruninha)...minha alma viaja com a sua tb! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A ordem da sobremesa não altera o prato principal!!
    beijão Lu!

    ResponderExcluir
  3. Bruninhoooo !!! Quanto tempo ;) Saiba que suas batucadas sambasonicas estão fazendo sucesso aqui nos apalaches !!! Talvez eu tenha que agenciar uma vinda de vocês pra cá ;) Que bom que você gostou do texto ... esses são os meus momentos pirações, entre comida e filosofia de botequim ;) Saudade também !!!

    Tathiiii !!! Estou adorando essa nossa viagem ;)

    Leeeeeeeeee !!! Você tem toda razão !!! ;)

    Beijinhos para todos :*

    ResponderExcluir