Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Leitura


  Faz uma semana que terminei esse livro sobre permacultura, uma indicação de uma amiga muito especial ;). Um livro muito esclarecedor, e foi muito interessante perceber que nesse momento da minha vida, tantos assuntos que me atraem parecem convergir de uma forma tão intensa, ou será que eu que vejo a convergência ? 

  Bom, para tentar explicar aquilo que estou começando a aprender, a permacultura, muitos mais do que uma forma de agricultura permanente, é uma questão de Cultura Permanente. Uma forma de estar atento a tudo a sua volta. Não só pensar nas formas de como iremos resolver a questão do nosso lixo, mas em como utilizaremos aquilo que produzimos e quanta energia precisamos para aquilo, precisamos de tanto ? A permacultura estimula a diversidade, e os recursos locais, não existe certo ou errado, mas aquilo que pode funcionar de uma forma em um certo local e de outro em outro. É uma prática diária, de prestar atenção em cada ato, e a cada coisa que acontece ao seu redor. Todos os elementos. Uma questão de consciêntização. Uma questão de COMO e não onde, sabe ? Uma forma muito interessante de como lidar com obstáculos aparentes, que podem te ensinar novas soluções. Uma Cultura que estimula a criatividade e novas idéias.

  E com todas esssas novas informações e linhas de pensamentos, me questionei muito em como o atual modelo de saúde, que trabalhei em São Paulo, tem lidado, ou não te lidado, com a questão de um modelo sustetável, quanto disperdício vemos no dia-a-dia ... seja em forma de material, de medicação ... ou até mesmo de mão de obra ... quantos profissionais de saúde não reclamam de suas condições de trabalho ? A questão de sustentabilidade, não é apenas uma questão de material, recursos e arquitetura ... mas sim uma questão humana de manter um sistema que todos se sintam integrados, e felizes por fazerem parte de um TODO.

  Compartilho aqui uns trechos do livro que realmente gostei muito.

 "We are only limited by our own imagination and life experience."

 "Good designers see every difficulty as really an opportunity."

 "You can't successfully impose your ideas about design on someone else propriety. You have to work along side the owners, so that they feel they have made a worthwhile contribution and they feel that they have ownership. In effect we should teach people how to plan rather than plan for them.
-  Não deveria ser esse também o papel do médico ?

  Mais do que os 3 R's "Reduce, Reuse, Recycle, Repair, Refuse, Re-think, Refrain, Reject, Reconsider"

  "Integrated pest Manegment (...) Some pests find food by the chemicals produced by the host plant. If you plant lots of the same type of vegetables together (as a monoculture) them the chemical signal is much stronger. This means you attract more pest." - E não só pensando em uma forma de plantio, mas na era da super-especialização, nós, seres humanos, não vivemos em monoculturas ? Vivemos e convivemos com os nosso semelhantes. Então, como reconhecer os nossos erros, se estamos em um grupo viciado ? Acredito que a diversidade é algo de deve ser cultivado não apenas na forma  que plantamos a nossa comida, mas a prática de viver a diversidade e aprender com essa diversidade no dia-a-dia.

  "You don't have too many pests - You haven't got enough predators! This philosophy ensures that we see the solution, not the problem. We look at the problem differently and, in this way, decide that we don't have a snail problem, but we have a duck deficiency."

  "Too often we forget that in the living world, and in our own garden, we are the most serious pests. We compete for food with a whole host of other animals, and we must become smarter about how we can obtain and satisfy our needs and look after the other creatures at the same time."

  Obrigada Querida Amiga pela indicacão ;) Realmente, esse livro tem muitas boas lições!

  Um Bacione !!!

   Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário