Fazendo um balanço dessa minha viagem, acredito que a Suiça foi o país que mais me surpreendeu até agora. Talvez, por ignorância da minha pessoa, mas há alguns poucos anos, quando alguém me falava da Suiça, as primeiras imagens que vinham a minha mente eram chocolate, queijo, canivete .... tá, e bancos também. Tudo bem que não gosto de estereotipos, e de generalizações, mas essas eram as associações feitas na época.
Depois, conheci um amigo muito querido que já morava lá, ou melhor, aqui, há anos, e me disse: "Sempre aprendo alguma coisa nova com a Suiça, e mesmo depois de muitos anos morando nela, me sinto fascinado".
E hoje, aqui estou, há um mês. Indo e voltando para as redondezas, mas a maior parte do tempo aqui desde que cheguei na Europa. E comecei a me encantar com esse país tão pequeno e tão interessante, e vou registrar um pouco dessas boas surpresas.
Primeiro, a cultura suiça, aqui, nada é padrão ... como posso explicar ... por exemplo, a língua ... existem quatro línguas oficias do país: Alemão, Francês, Italiano e Romantik ou Romanche (língua falada apenas na Suiça em uma região específica) .... (e que as vezes falo sem querer romantico ... opsss). A nota do dinheiro tem as 4 formas escritas, mostrando que nenhuma língua prevalece sobre a outra. E assim são a maioria dos produtos que você encontra nos mercados.
Tudo isso é originado da história da Suiça, que também me interessei em saber um pouco mais. A Suiça, também conhecida como Confederação Helvetica (por isso do CH), formada por 26 cantões ou estados, cada um com a sua peculiaridade e personalidade. Cada cantão tem o seu prórpio sistema de saúde, programa de educação, polícia e algumas políticas. Esse país foi formado não por uma imposição de uma unidade ou de uma equivalência, mas por povos muito distintos que não queriam fazer parte dos reinos que estavam se formando na época. Então, a diversidade aqui é muito evidente, seja pela línguas e até mesmo pela paisagem ... tudo é muito diverso e muito integrado. Isso que eu mais gostei !
Ontem, sim ... um post atual ;) .... fui pedalar um pouco, e fiquei impressionada ... que com 5 horas em cima da magrela, sai de um grande centro, passei por pequenas casas de famílias mais rurais, e grandes fazendas ... veja bem que a grande fazenda daqui é bem diferente das grandes fazendas do Brasil ... a questão de espaço é bem diferente. E em 5 horas de percurso total já estava de volta a "grande" cidade, Genève.
E isso também me surpreendeu bastante, a questão do espaço é tão importante, que eles cuidam muito de cada pedacinho. Aqui é o lugar que mais encontro opções de produtos bio e fair trade. A preocupação sobre o impacto ambiental e social é algo que é muito importante, e fiquei feliz em ver essa realidade aqui.
Outra coisa que é linda, os Glaciais, pra mim, que vi pela primeira vez neve na vida esse ano ... estar em pleno verão, poder enxergar bem de longe uma montanha cheia de neve da janela do quarto, enquanto estou morrendo de calor, é algo muito maluco ;)
Bom, vou colocar algumas das fotos da pedalada de ontem:
Campos de girassóis! As florzinhas da frente já estão mais velhinhas, mas mesmo assim, muito emocionante estar ai no meio ! Lembrei na hora do filme indicado pela minha mãe: Everything is Iluminated ! Não tem tradução em Português, mas é um filme muito bonito.
A bicicleta faz parte de um programa municipal, em que as 4 primeiras horas são de graça, e depois disso, é cobrado um valor simbólico por hora. A bike tem cestinha, lanterna trazeira e dianteira, e buzina ;) Não é demais ?
Os primeiros bufalos e bufalas que vejo ao vivo! Tão serenos !
Sim, bem perto da cidade, um mato. Ouvi dizer aqui, que na suiça, as florestas naturais crescem anualmente.
Quase em Genève ... voltando para a cidade.
Ah, outra coisa que achei demais foi, que assim como a bicicleta que faz parte de um programa da prefeitura, tem um site da suiça, que você encontra até em português, sobre as rotas do país. Sim, sugestões de rotas de caminhada, bike, patins, caiaque ... sozinho, acopanhado e/ou com crianças. O site é : www.myswitzerland.com. Sensaconal !
Seguimos parte da rota 50: http://veloland.myswitzerland.com/en/routen_detail.cfm?id=42132&tour=route&art=regional. Lógico ... seguimos a intuição do momento, e foi lindo !!!
Desejo bom domingo para todos nós.
Com carinho,
Lu
Luuuu! Demais esse "paísinho", não? Hehehe! Minha cunhada é daí, de uma cidadezinha rural na parte alemã chamada Appenzell. Não sei se vc já foi, mas se tiver oportunidade vá até Lucerna e visite a Lowenplatz. Passei umas boas horas lá! Tchüss!!! Bjão
ResponderExcluirOI LU EU O MATHEUS E O LUCAS DESEJAMOS MUITAS DESCOBERTAS E MUITAS ALEGRIAS PARA VOCÊ. BEIJOS.
ResponderExcluirPeeearl !!! Quero dizer, Andrééé !!! Demais esse "paísinho" mesmo ;) Essa semana vou para escócia fazer um curso, estou super animada, mas quem sabe mes que vem consigo dar umas exploradas mais distantes por aqui ! Valeu a dica !!!
ResponderExcluirVal, Lucas e Matheus, obrigada pelo carinho sempre ;)
Beijinhos