Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

... Entre as Pegadas ...


  Sinto falta de registrar minhas pegadas, minhas passagens, minhas experiências. Mas o quesito tempo  na internet, ou na frente do computador se tornou cada vez mais raro desde que fui para Berlin.

 Acredito que uma viagem é muito mais do que a passagem por lugares, cidades, vilarejos. Para mim, o mais incrível de qualquer viagem é a mistura de sentimentos, as sensações, os entendimentos, as epifanias e as pessoas que cruzaram o meu caminho ... sou grata a todos os momentos que tive nas minhas !

  Apesar de estar já em São Paulo novamente, me sinto ainda processando muito desses momentos vividos nessas viagens.

   A foto acima é da Ilha da Inhaca, que fica em Moçambique, há duas horas de barco de Maputo. Fiquei na estação de biologia marítima, que fica há duas horas de caminhada da vila da ilha. Em uma dessas caminhadas de ida e volta, vi um por-do-sol incrível, um dos mais lindos que já vi ! Bom, junto com esse, o outro por-do-sol sensacional foi no norte da Escócia, em que para ver o sol na praia no VERÃO, eu fui vestida de bota, calça jeans e dois casacos !!! Frio e vento !!! E o pessoal chama de verão porque tem sol ... mesmo assim, o lugar é incrível ;) Amei a Escócia !!!

  Este é o pôr-do-sol da Ilha da Inhaca:


  E este é o de Findhorn:


    (pena que tinha esquecido a câmera fotográfica ... e a foto foi com o celular alheio mesmo)

  Ah, olhando as minhas fotos, achei um outro pôr-do-sol que gostei bastante, em que estava em um momento bem intenso, então, pra mim, ele é muito siguinificativo. Venezia:


  Aos poucos, espero conseguir colocar os "causos" em dia, como diria o meu pai ;)

  Bons Sonhos para Todos Nós !!! 

Lu

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Andanças



Continuando o intinerário:

Genève - Berlin - Genève - Maputo - Cape Town - São Paulo - Ilhabela - São Paulo

domingo, 21 de agosto de 2011

Onde ?



Continuando: Genève - London - Findhorn - Plockton  - Glasgow - New Galloway - London - Genève  .....

Na janela do meu quarto


  Hoje, acordei com a música antiga do Legião Urbana: Quando o sol bater na janela do teu quarto.

  Passei praticamente um mes viajando, e tenho muitas fotos e histórias para colocar em dia, mas por enquanto, quero dividir e multiplicar o momento agora.

  Aqui em Genebra faz um calor de 33o. C, e essa é a vista da minha janela ... e o mais próximo que já cheguei de um grande pedaço de neve ;)

  Bom começo de semana para todos nós.

Com Carinho,

Lu

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Perspectiva, Realidade e Viagens de Longos Períodos



  Entendemos o mundo conforme nossa história de vida, nossas experiências, as relações entre nossos familiares, amigos, amantes, trabalhos, escolas. Todos esses fatores e outros mais fazem parte da formação de nossos filtros. Aqueles "óculos" que nos fazem enxergar aquilo ao nosso redor, para reconhecer o que já conhecemos e identificar aquilo que é diferente. Com aquilo que é novo,  procuramos fazer associações com o que nos parece familiar, ou com algum sentimento semelhante que nos causa, e assim, atribuimos os nosso valores a cada uma das coisas que acontecem na nossa vida. E não estou dizendo em questões de valores monetários, mas sim, em como temos esse costume milenar de categorizar tudo aquilo que está ao nosso redor e dentro de nós.

  Desde pequenos somos ensinado a pensar no que é certo / errado, bonito / feio, grande / pequeno, máximo / mínimo, real/irreal, e dessa forma, esse padrão, essa linha de pensamento é passada de geração para geracão... mas e se o muito for muito mais do que isso ? 

   Aprendemos tanto com as crianças, pois elas estão livres dessas categorizações, e ao tentarmos ensiná-las, elas é que nos ensinam a enxergar o novo, denovo. E elas nos mostram associações, que muitas vezes nos parece engraçadas, mas que são totalmente possiveis.

  E com esse questionamento do mundo, muitos dos nossos filtros parecem não mais fazer sentido, e parecem ser aquela peça de roupa que você usou muito, mas não combina mais com você, e hoje, faz parte da sua história. 

  Ou seja, a realidade ao nosso redor, pode ser entendida de várias formas. E cada "óculos" vai nos mostrar realidades diferentes, diversidades. Assim como as línguas e linguagens que se constroem e traduzem culturas distintas. Fiquei impressionada em descobrir que em algumas línguas não existem a diferenciação entre feminino e masculino;  que em alguns lugares você pode contar zero, um, dois, ou mais ... de três em diante faz parte de uma mesma referência .... e assim vai ....

  O planeta parece ser o mesmo, aquele que muitos chamam de Terra, mas definitivamente, as interpretações, são muito diferentes.

    E acho que é esse tipo de experiência que uma viagem de longa distância e de longa data pode causar dentro de você ... algo que você não vai encontrar em nenhum guia de viagem .... mas que depois daquilo, nada será como era antigamente ... nem você e nem o seu mundo.

    Desejo a todos que sempre possamos aprender a usar novos "óculos"!



Com Carinho,

Lu

  

  

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vai Ser Sempre uma Boa História para Contar


  Quem nunca teve uma roupa manchada, ou quis fazer um Tie-Dye ? Já fiz lenços, camisetas e adoro, mas o que fazer quando você não está esperando que aconteça ?

  Então, semana passada, em um ato de gentileza lavaram minha camiseta branca com uma calça roxa, meio terracota... Sabe, aquela camiseta que o seu pai fala: comprei porque "tinha a sua cara", então, era ela .... era aquela blusa nova com cara de velha, para todos os momentos, nem muito arrumada e nem muito desleixada .... o algodão macio ..... eu sei que na hora que eu vi a blusa a minha vontade era de apertar o pescoço de alguém ... a única dúvida era se eu usava a calça ou a blusa !!!

  Mas como sou uma pessoa de paz, e tem um ditado muito bom que fala que aquilo que não tem solução, resolvido está. Então, respirei fundo ... e mentalizai a minha avó .... fiquei pensando ... o que será que ela faria em um momento desses ... ela que sempre teve todas as técnicas de alquimia seja com a comida ou com a roupa .... e lá estava eu lavando a camiseta, metalizando ela branca novamente... utilizando técnicas de muitas décadas de experiência ... e já com o sentimento de perdão do coração.

   Eu sei que agora, ela se encontra levemente lilás, e até que não está tão ruim. E vou continuar usando mesmo assim, quem sabe um dia ela volte a ser levemente branca.

   Já consigo até imaginar a reação das minhas amigas no Brasil ... "Nossa Luiza, que cor de blusa diferente!" ... e eu vou ter uma boa história para contar ;)

Renovação de Passaporte - Coisas que o Dinheiro não Compra!



   Viajar é uma delícia, mas convenhamos, quando temos que pensar nos vistos, no passaporte ... ai ai ai ... como diria uma amiga minha: dá uma preguicinha .... pois é!

   Alguns meses antes de sair do Brasil, me dei conta de que meu passaporte venceria em um ano após a minha partida. E você se pergunta, mas e dai ? E dai, que me falaram que para entrar em muitos paises é necessário que seu passaporte tenha pelo menos seis meses de validade, e como gosto de estar sempre bem preparada resolvi atualizá-lo. Eu sei que quando eu entrei no site da poliícia federal para fazer o tal do agendamento tinha uma fila de 4 meses, pois é QUATRO meses !!!

  Então, resolvi ir até o Departamento de Polícia Federal pessoalmente (já que o número de telefone caia em uma gravação que te falava para entrar no site .... e assim vai ...), para saber como eu poderia fazer, pois em três meses estava com viagem marcada ... eles falaram que essa coisa de seis meses não tinha problema .... e blá blá blá .... o que parece simples,  mas para ter essa resposta levou um bom tempo de trânsito, um bom tempo para achar um lugar para estacionar o carro, ir de uma pessoa a outra com uma cara de perdida, procurando uma resposta ... ou seja, foi uma manhã inteira.

  Resumo da ópera, sai do Brasil com o passaporte para vencer em um ano ... com a próxima data de volta para o Pais Tropical com um mês antes do vencimento .... mesmo sabendo que poderia ter problemas durante as passagens pelas fronteiras.

  Bom, eis que cheguei na terra do canivete, chocolate, 4 línguas e muita diversidade ... descubro que o consulado brasileiro ficava ao lado da casa que estou temporariamente. E pensei, porque não ir até lá e perguntar o que eu faço ?

  Cheguei lá, peguei a senha, fui atendida, peguei o formulário com a lista de documentos necessário e a taxa, que é o mesmo valor da taxa da policia federal no brasil. Na semana seguinte, voltei com todos os documentos e tudo certinho, e ... PASMEM ... em 30 minutos estava com o meu passaporte não mão !!! Sem despachante, sem estresse, sem horas e horas de fila ... sem estresse nenhum !!! E além de tudo, fui suuuuper bem atendida !!! Eu nem acreditei !!!

  E pensar que da ultima vez que tirei meu passaporte foram filas e filas de espera ... a foto tinha uma série de restrições ... com data, cabelo preso, blusa sem decote, não pode sorrir mostrando os dentes ... e aqui ... era só uma 3x4 recente !!!!

  Alguém pode me explicar, por que tanta diferença ??? Não vale falar que é só porque estou na suiça, pois fui atendida por um serviço brasileiro que está na suiça !!!

  Eu sei que depois dessa, minha sugestão é ... tirar renovar passaporte no Brasil ... não vale a pena !!!

Com Carinho,

Lu

domingo, 10 de julho de 2011

Surpresa Suiça



  Fazendo um balanço dessa minha viagem, acredito que a Suiça foi o país que mais me surpreendeu até agora. Talvez, por ignorância da minha pessoa, mas há alguns poucos anos, quando alguém me falava da Suiça, as primeiras imagens que vinham a minha mente eram chocolate, queijo, canivete .... tá, e bancos também. Tudo bem que não gosto de estereotipos, e de generalizações, mas essas eram as associações feitas na época.

  Depois, conheci um amigo muito querido que já morava lá, ou melhor, aqui, há anos, e me disse: "Sempre aprendo alguma coisa nova com a Suiça, e mesmo depois de muitos anos morando nela, me sinto fascinado".

  E hoje, aqui estou, há um mês. Indo e voltando para as redondezas, mas a maior parte do tempo aqui desde que cheguei na Europa. E comecei a me encantar com esse país tão pequeno e tão interessante, e vou registrar um pouco dessas boas surpresas.

   Primeiro, a cultura suiça, aqui, nada é padrão ... como posso explicar ... por exemplo, a língua ... existem quatro línguas oficias do país: Alemão, Francês, Italiano e Romantik ou Romanche (língua falada apenas na Suiça em uma região específica) .... (e que as vezes falo sem querer romantico ... opsss). A nota do dinheiro tem as 4 formas escritas, mostrando que nenhuma língua prevalece sobre a outra. E assim são a maioria dos produtos que você encontra nos mercados. 

  Tudo isso é originado da história da Suiça, que também me interessei em saber um pouco mais. A Suiça, também conhecida como Confederação Helvetica (por isso do CH), formada por 26 cantões ou estados, cada um com a sua peculiaridade e personalidade. Cada cantão tem o seu prórpio sistema de saúde, programa de educação, polícia e algumas políticas. Esse país foi formado não por uma imposição de uma unidade ou de uma equivalência, mas por povos muito distintos que não queriam fazer parte dos reinos que estavam se formando na época. Então, a diversidade aqui é muito evidente, seja pela línguas e até mesmo pela paisagem ... tudo é muito diverso e muito integrado. Isso que eu mais gostei !

   Ontem, sim ... um post atual ;) .... fui pedalar um pouco, e fiquei impressionada ... que com 5 horas em cima da magrela, sai de um grande centro, passei por pequenas casas de famílias mais rurais, e grandes fazendas ... veja bem que a grande fazenda daqui é bem diferente das grandes fazendas do Brasil ... a questão de espaço é bem diferente. E em 5 horas de percurso total já estava de volta a "grande" cidade, Genève. 

   E isso também me surpreendeu bastante, a questão do espaço é tão importante, que eles cuidam muito de cada pedacinho. Aqui é o lugar que mais encontro opções de produtos bio e fair trade. A preocupação sobre o impacto ambiental e social é algo que é muito importante, e fiquei feliz em ver essa realidade aqui.

   Outra coisa que é linda, os Glaciais, pra mim, que vi pela primeira vez neve na vida esse ano ... estar em pleno verão, poder enxergar bem de longe uma montanha cheia de neve da janela do quarto, enquanto estou morrendo de calor, é algo muito maluco ;)

   Bom, vou colocar algumas das fotos da pedalada de ontem:


  Campos de girassóis! As florzinhas da frente já estão mais velhinhas, mas mesmo assim, muito emocionante estar ai no meio ! Lembrei na hora do filme indicado pela minha mãe: Everything is Iluminated ! Não tem tradução em Português, mas é um filme muito bonito.


  A bicicleta faz parte de um programa municipal, em que as 4 primeiras horas são de graça, e depois disso, é cobrado um valor simbólico por hora. A bike tem cestinha, lanterna trazeira e dianteira, e buzina ;) Não é demais ?


Os primeiros bufalos e bufalas que vejo ao vivo! Tão serenos !


  Sim, bem perto da cidade, um mato. Ouvi dizer aqui, que na suiça, as florestas naturais crescem anualmente.



   Quase em Genève ... voltando para a cidade.

  Ah, outra coisa que achei demais foi, que assim como a bicicleta que faz parte de um programa da prefeitura, tem um site da suiça, que você encontra até em português, sobre as rotas do país. Sim, sugestões de rotas de caminhada, bike, patins, caiaque ... sozinho, acopanhado e/ou com crianças. O site é : www.myswitzerland.com.  Sensaconal !

 Seguimos parte da rota 50: http://veloland.myswitzerland.com/en/routen_detail.cfm?id=42132&tour=route&art=regional. Lógico ... seguimos a intuição do momento, e foi lindo !!!

      Desejo bom domingo para todos nós.

Com carinho,

Lu

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Leitura


  Faz uma semana que terminei esse livro sobre permacultura, uma indicação de uma amiga muito especial ;). Um livro muito esclarecedor, e foi muito interessante perceber que nesse momento da minha vida, tantos assuntos que me atraem parecem convergir de uma forma tão intensa, ou será que eu que vejo a convergência ? 

  Bom, para tentar explicar aquilo que estou começando a aprender, a permacultura, muitos mais do que uma forma de agricultura permanente, é uma questão de Cultura Permanente. Uma forma de estar atento a tudo a sua volta. Não só pensar nas formas de como iremos resolver a questão do nosso lixo, mas em como utilizaremos aquilo que produzimos e quanta energia precisamos para aquilo, precisamos de tanto ? A permacultura estimula a diversidade, e os recursos locais, não existe certo ou errado, mas aquilo que pode funcionar de uma forma em um certo local e de outro em outro. É uma prática diária, de prestar atenção em cada ato, e a cada coisa que acontece ao seu redor. Todos os elementos. Uma questão de consciêntização. Uma questão de COMO e não onde, sabe ? Uma forma muito interessante de como lidar com obstáculos aparentes, que podem te ensinar novas soluções. Uma Cultura que estimula a criatividade e novas idéias.

  E com todas esssas novas informações e linhas de pensamentos, me questionei muito em como o atual modelo de saúde, que trabalhei em São Paulo, tem lidado, ou não te lidado, com a questão de um modelo sustetável, quanto disperdício vemos no dia-a-dia ... seja em forma de material, de medicação ... ou até mesmo de mão de obra ... quantos profissionais de saúde não reclamam de suas condições de trabalho ? A questão de sustentabilidade, não é apenas uma questão de material, recursos e arquitetura ... mas sim uma questão humana de manter um sistema que todos se sintam integrados, e felizes por fazerem parte de um TODO.

  Compartilho aqui uns trechos do livro que realmente gostei muito.

 "We are only limited by our own imagination and life experience."

 "Good designers see every difficulty as really an opportunity."

 "You can't successfully impose your ideas about design on someone else propriety. You have to work along side the owners, so that they feel they have made a worthwhile contribution and they feel that they have ownership. In effect we should teach people how to plan rather than plan for them.
-  Não deveria ser esse também o papel do médico ?

  Mais do que os 3 R's "Reduce, Reuse, Recycle, Repair, Refuse, Re-think, Refrain, Reject, Reconsider"

  "Integrated pest Manegment (...) Some pests find food by the chemicals produced by the host plant. If you plant lots of the same type of vegetables together (as a monoculture) them the chemical signal is much stronger. This means you attract more pest." - E não só pensando em uma forma de plantio, mas na era da super-especialização, nós, seres humanos, não vivemos em monoculturas ? Vivemos e convivemos com os nosso semelhantes. Então, como reconhecer os nossos erros, se estamos em um grupo viciado ? Acredito que a diversidade é algo de deve ser cultivado não apenas na forma  que plantamos a nossa comida, mas a prática de viver a diversidade e aprender com essa diversidade no dia-a-dia.

  "You don't have too many pests - You haven't got enough predators! This philosophy ensures that we see the solution, not the problem. We look at the problem differently and, in this way, decide that we don't have a snail problem, but we have a duck deficiency."

  "Too often we forget that in the living world, and in our own garden, we are the most serious pests. We compete for food with a whole host of other animals, and we must become smarter about how we can obtain and satisfy our needs and look after the other creatures at the same time."

  Obrigada Querida Amiga pela indicacão ;) Realmente, esse livro tem muitas boas lições!

  Um Bacione !!!

   Lu

quarta-feira, 6 de julho de 2011

WV - NY - UK


  Ir para New York pela segunda vez (pois a primeira, como escrevi no roteiro do post anterior, fiquei apenas algumas horas) foi uma supresa para mim, pois o primeiro plano era ir de trem, depois, consegui uma carona até a metade do caminho, e no final, fui dirigindo com um amigo. E essa foi um das boas descobertas de aprender a viajar, pelo menos na forma que eu gosto, pois planejar é bom, mas planejar demais você acaba fechando as oportunidades que irão ainda surgir no decorrer do tempo. Por exemplo, se já tivesse comprado a passagem de trem desde o começo, talvez não tivesse feito uma viagem tão divertida e importante, como essa foi para mim, sabe ?

  Bom, eu e Wesley, meu amigo do volvo (aquele que eu consertei, então, ele) saimos as 4 da manhã do interior de West Virginia, do meio dos Apalaches dirigindo o querido carro, com café da manhã, frutas, água, e muita energia. A primeira parte da viagem, ele dirigiu, e eu ... tirei alguns cochilos ;) Mas da parte que eu estava acordada, foi lindo ver o nascer do sol na estrada, a mudança das cores, dos cenários.  Como estávamos dirigindo pelas estradas interestaduais, não entrávamos dentro das cidade, mas as paisagens mudavam bastante.

  Primeira parada, depois de 5 horas, na Pensilvânia. Aquela parada para manter a "homeostase interna" e esticar as pernas. A partir dali, trocamos os cargos, eu a motorista e ele dando uns cochilos. Nossa , fiquei muito supresa em perceber que lá ninguém respeita as leis de trânsito se não tiver um carro de polícia por perto. Eu estava tentando me manter no limite máximo de velocidade permitida, que era como no Brasil entre 100 e 120 km/h .... que nada ... em algumas partes, se ficasse no limite, os caminhões e os outros carros passariam por cima de mim. Sabe aquela sensação de ser empurrada pelos carros de trás ? Então ... fiquei abismada ! E seta ??? Você acha que alguém usava seta ??? Me senti uma européia dirigindo em um meio de malucos .... eu dentro do limite de velocidade, utilizando adequadamente os sinais de trânsito, e as ferramentas do carro .... enquanto todo mundo fechava todo mundo ... uma bagunça !!! Mas o mais importante é que eu sobrevivi e o Wesley também ... nem acordou com toda essa confusão.

  Meia hora antes de chegar na Grande Maçã, fizemos a parada para almoçar. Comi um grande hamburguer feito no próprio restaurante, que não era fast food! E me senti em um desenho do Scooby-Doo , como a foto pode demonstrar ;)


Terceira e última parte dentro do carro, eu continuei como a motorista, e seguimos para Manhattan.


  Pra mim, o mais interessante, foi chegar em Manhattan dirigindo. Nunca, nem se quer tinha passado na minha cabeça, essa possibilidade, e quando eu me dei por conta, lá estava eu, vendo todos aqueles prédios já conhecidos por seriados de TV, ou pelos filme ... vendo tudo aquilo, de uma perspectiva bem diferente, e tomando muito cuidado para não bater o carro !!!

  Bom, não precisa dizer que mesmo calculando os minutos para chegar em Nova York fora da hora do rush ... o trânsito é algo que impera ... assim, como na minha cidade natal. Então, não me estressei ;) Mas assim que deu, paramos o carro, levantamos acampamento e fomos andar.

  Acho que não deve ter forma melhor de se conhecer um lugar novo do que andar. Andando você sente o ritmo das pessoas que andam ao seu redor, você ouve as línguas que estão sendo faladas ao mesmo tempo, você sente o cheiro dos lugares e das pessoas, você enxerga lugares que, com certeza, se estivesse de carro não veria, e o melhor de tudo, poder andar na contramão, poder parar e acelerar quantas vezes quiser, tudo bem que as vezes você tem que utilizar algumas dicas de Parkour, mas não tem regra andar pelas ruas.

  Andamos, andamos, andamos e andamos .... atravessamos pela ponte de Manhattan e voltamos pela Brooklyn Bridge ... me senti no desenho do homem-aranha. Não fui a muitos lugares que muitos livros turísticos indicam ... e acho que me diverti mais ainda por descobrir lugares que nunca tinha ouvido falar e foi fantásticos !!! 




  E foi nessa viagem, que comecei a perceber o jeito que realmente gosto de viajar, que gosto de ter um mapa, que gosto de saber as opções de lugares, mas não gosto de ter um roteiro, gosto de sentir e criar o roteiro na hora, e é impressionante como as surpresas acontecem sincronizadamente !!! Foi muito divertido, foi intenso, foi leve, foi enriquecedor, realmente, me sinto uma pessoa melhor depois desses dias, uma pessoa mais sincera comigo mesma e com o meu jeito de ser. Foi uma excelente forma de fechar, a parte da viagem pelos Estados Unidos, com uma linda chave. Uma viagens de trabalhos, de rever velhos amigos, de fazer novos amigos, de lugares conhecidos, de lugares novos, de leitura, de novas músicas, de músicas antigas e de muitas, muitas aventuras.

  Obrigada pela compania Wes !!! (que eu sei que você entende português !!!)

  De lá, fui voando direto para Londres, onde fui muito bem recebida ;)

 Desejo que cada pessoa, cada uma em seu momento, em seu ritmo, se permita a se ouvir de uma forma muito especial. Uma lição que tenho aprendido diariamente, nesta minha viagem, desde o primeiro dia.

 Com Carinho,

 Lu 




terça-feira, 5 de julho de 2011

Onde ?



  São Paulo - New York - Baltimore - Atlanta - Hillsboro, West Virginia - Martinsburg - Marlinton - Lewisburg - Hillsboro, WV - New York - London - Genève - Lugano - Milano - Genève - Padova - Venezia - Murano - Burano - Lido - Venezia - Paris - Genève .... e a viagem continua !

Desconectar para Reconectar


  Como diria a minha mãe, nesse último mês, utilizei uma técnica milenar de desligar para ligar denovo. Sinto que me desliguei (não só da internet) não só para ligar denovo, mas sim para ligar no novo, na minha nova estação, e que talvez, só eu possa ouvir, e estou feliz por isso, por me permitir me ouvir de uma forma nova. Me sinto viva, me sinto leve e , o melhor de tudo, me sinto calma.

  Viajei para lugares diferentes, com pessoas diferentes, conheci pessoas novas, encontrei amigos antigos ... tantas descobertas, tantos insights .... e para quem me conhece ... sabe que não poderia passar tanto tempo sem dar alguns dos meus foras também .... aff ... mas tudo bem .... mais do que nunca, me sinto ateporal, então, escreverei fora de ordem cronológica, mas na forma que as lembranças surgirem. 

  Um abraço apertado e quentinho para aquecer o inverno de quem estiver no Sul, e para ficar meio grudado para quem estiver no Norte ;)

  

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Internacional do Meio Ambiente - 2011 - Ações Animadoras


  Hoje, dia 5 de junho, dia internacional do meio ambiente. Não pude ir a manifestação contra a construção da Belo Monte, por motivos obvios, mas fui a uma "feira verde" com soluções inspiradoras e ações que fazem meu coração bater mais forte e mais feliz.

   Uma das coisas que já havia visto, em fotos de vários site de diferentes eventos e projetos, e tive a oportunidade de ver hoje ao vivo é a geração de energia pelas pedaladas, sim, as queridas magrelas fazendo muuuito sucesso. Muito legal ver funcionando na sua frente !!! Tirei algumas fotinhos:

- Pedalando o seu próprio smoothie:



- Pedalando para ouvir seu Ipod com os amigos:



- Pedalando com os amigos para gerar energia para a Banda de Música (energia para todos os amplificadores):




  Além de formas de adquirir energia alternativas ao petróleo, como pedaladas, paineis solares, energia eolica, conheci também um pouco sobre Transition Towns, que de uma forma simplificada, são ações que você e sua familia podem começar a fazer em casa, com seus visinhos, para uma comunidade com menor impacto ambiental e uma maior consciencia ambiental na sua rotina do dia-a-dia. 

  Sites interessantes sobre Transition Towns:



- http://transitionbrasil.ning.com/ (Olha essa iniciativa Brasileira !!!)


  
  Várias palestras sobre Permacultura. O que eu achei simplesmente inspirador (Dá pra ler na fotinho acima que está escrito Permaculture ?). Permacultura, uma filosofia de vida que vai muito além da agricultura ou jardinagem, que é sim um modo de criar uma cultura permanente, olhando desde o individuo até a comunidade como um todos. Preocupada com um menor impacto ambiental, uma menor utilização de materia prima, utilizando a diverssidade, re-utilizando, reciclando ... e muito mais. 

  Site interessante sobre peramcultura com direito a e-Book gratuito em português:


  Bom, acho que deu para perceber que ainda poderia ficar horas escrevendo sobre isso ... então, se você gostou e quer saber mais sobre essa feira, aqui está o link: http://www.londongreenfair.org/index.html

  Mas sabe, com tudo isso acontecendo, coisas boas e coisas ruim, eu fiquei pensando muito em tudo isso, em o que significa o momento futuro, o presente ? Quando lembro daqueles filmes mais antigos que falavam sobre o futuro ... um mundo cheio de máquinas ... ou mesmo o desenho dos Jetsons (que eu adorava por sinal), não lembro de ver um vasinho de flores no desenho ... e andando pelo centro de Londres, tirei essa foto, olha isso:


Qual árvore te agrada mais ?

Qual o futuro que nos estamos escolhendo agora ?





Mãos a óbra gente !!! Muita coisa boa que podemos fazer !!!

Beijinhos e Boa Semana 

Leitura


  Nessa semana terminei um livro que adquiri quando ainda estava no Brasil, mas que só comecei a lê-lo depois de uma semana que já estava nos Estados Unidos. O livro em questão é o que está fotocopiado acima, sobre meditação. Muito bom! Comecei a ler no momento certo, e cada capítulo parecia estar em sintonia com cada momento que eu estava experienciando. Impressionante. Deixo aqui dois trechinhos que gostei muito.

  "Waiting for the future is like waiting for a bus that never comes. Unless we soon start doing what we feel is important, we will get nowhere. Taking action, however, is not an easy task, because it mens taking charge of our lives and learning to be honest with ourselves in unaccustomed ways."

  "We usually pass from one experience to another before we know what we are feeling; we are barely able to sense what we experience. We do not give our senses time to develop an experience, or allow our minds and bodies to integrate our feelings. 
  Our senses are filters through which we perceive our world; when they are dulled, we cannot experience the richness of life, or approach true happiness. In order to touch our senses, we have to contact the feelings of our experience. We need to slow down, to hear and feel the tones and vibrations our feelings are trying to communicate to us; then we can learn how to touch."

  Bom Domingo para todos nós.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Something to Keep in Mind!




"For what it's worth: it's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again."

The Curious Case of Benjamin Button


http://www.youtube.com/watch?v=O-E0a9RQ-qQ

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Difícil de Colocar em Palavras




  Cada vez mais percebo o quanto a nossa linguagem verbal é tão limitada perante a tantos sentimentos, emoções e tantas outras coisas que não consigo traduzir nesse momento ... seja a lingua que for, a cultura que for, encontro essa mesma dificuldade.

  Geopolítica e História nunca foram meu forte na escola, sempre foi muito difícil entender o porque das guerras, o porque que as pessoas brigavam e brigam por tanta coisa. Meu pai passava o final de semana antes das provas tentando me explicar o que aconteceu, e iamos horas noite a dentro, pois eu queria tentar entender o porque ... e mesmo assim, tudo me parecia tão estranho ... e ainda me parece.

  Fiquei tão trise, revoltada, decepcionada ... e muitos outros sentimentos que são dificeis de expressar com as últimas notícias dessa semana que recebi do Brasil ...  que mesmo não sendo uma ativista política, como muitos dos meus amigos sabem ... foi impossível não expressar tal indignação.

  Primeiro José Claudio Ribeiro e sua esposa assassinados .... olha o TED dele que lindo! De uma simplicidade e sabedoria, como pode uma atrocidade dessas novamente ? Se você não sabe quem foi ele, mais um bom motivo para conhecer o seu trabalho, e não deixarmos que a morte dele seja em vão ... ao comprar qualquer objeto de madeira, procure saber a origem ... vamos dar um basta nesses madeireiros !!! Assassinos de árvores e pessoas !!! (http://www.tedxamazonia.com.br/tedtalk/ze-claudio )

  Depois e junto ao mesmo tempo .... a alteração no Código Florestal e a aprovação da construção de Belo Monte .... em tempo de pensar na sustentabilidade de cada ação, nosso país em nome do "progresso" parece dar um grande passo para trás ... e esse retrocesso implica ainda em expulsar 40.000 indígenas de suas terras !!!! Como podemos opinar sobre o que está acontecendo na palestina, se os políticos no Brasil estão fazendo a mesma coisa ??? Não consigo entender !!! Entre no site da Avaaz e escreva você também um e-mail para a Dilma, em seu e-mail direto !!! Não podemos perder tempo, entre no site: http://www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?fpla

  Em pensar que nestes últimos 5 dias, desde que cheguei no antigo continente, tive a oportunidade de conhecer, mesmo que on-line (por enquanto), projetos sobre permacultura e comunidades auto-sustentáveis justamente preocupadas e não mais agredir o único planeta que sabemos que podemos morar... até quando ?

  Como desde a minha infância eu nunca acreditei que violência se resolve com violência, e agora que tenho procurado aprender mais sobre cultura de Paz, isso se confirma, compartilho aqui alguns links de projetos inspiradores, e que quem sabe em um momento tão triste como esse, nossas lágrimas não só lavem as nossas almas, mas que elas também possam humidecer esse solo tão fértil e precioso que temos o privilégio de colocarmos os nossos pés.

  Comunidades inspiradoras:





  Escolas interessantes:
http://www.ecocentro.org/inicio.do (Exemplo Brasileiro !!!)



 Exemplos de casas:







   Até quando muitos deixarão para pensar no amanhã só amanhã ? Temos que agir hoje !

  Espalhem suas boas sementes !!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dormindo com o Inimigo ?



  Essa é a primeira postagem de uma noite de ..... Ahhhhhhhh !!!! Muito Susto !!!! Tá, dei uma exagerada na escolha da fotinho de hoje, mas o que eu posso fazer ? As vezes sou meio assim mesmo ;)

  Então, o instituto que estou agora, fica em uma região bem rural dos Estados Unidos, no Interior de West Virginia. Aqui tem muita natureza, muito verde, muito silêncio, um céu Maravilhoso .... um Ar então ... uma delícia de respirar !!! Mas junto com esse pacote que eu amo, vem os nossos queridos amigos e que também fazem parte deste planeta, os bixinhos de todas as categorias.

  Olha só o tamanho da minhoca que eu encontrei outro dia !!! Coloquei meu dedo ao lado para fazer uma escala ... imagina só ...


  Pois é !!! Enorme, né ? 

  Então, voltando a hora de dormir ... os quartos aqui também são comunitários, digo, tem essa opção ... e como eu adoro uma bagunça ;)

 Estavamos conversando antes de dormir ... e .... música de suspense .... de repente alguém vem e arranca algo das minhas costas ... Ahhhhh !!! O que foi isso?, eu gritei. E meu amigo disse, acabei de tirar um carrapato das suas costas ... Ahhhhh !!!! Como assim ? Nunca fui picada por um carrapato antes ... só tirei dos cachorros do sítio ... credooo !!! E até onde eu me lembrava, para tirar carrapato, você deve esquentá-lo para ele liberar suas presas ... mas meu amigo, muito experiente, disse que esse estava bem magrinho, ou seja, ele devia ter acabado de me picar ... que bom então, imagino eu !!! A picada não infeccionou ... o que já é um ótimo sinal !!!

  Durante a mesma noite, minha amiga se mexe de uma forma abruta e estranha ... tão estranha que eu acordei no meio da noite ... e eu perguntei o que foi ? Ela disse tinha alguma coisa se mexendo em seu lençol ... o que ? Uma aranhaaaaaa !!!! Ahhhhhhhhhhh !!!!! 

  Todos acordamos vivos no dia seguinte, dando muita risada da nossa noite animal ... em que dormimos com o "Inimigo".

  Boa semana !!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ter Razão ou Ser Feliz, eis a questão !



  Hoje, Sexta- Feira, momento reflexão da semana ;) 

  Tudo começou quando meu amigo se deparou com uma questão muito importante diante do cardápio ao pedir o jantar ... aflito, ele disse que gostaria de pedir uma entrada com frutos do mar, mas estava com vontade de comer hamburger também ... que conflito !!! Por que não pedir os dois ?

  Pode parecer ridículo colocar essa questão dessa forma, mas quantas vezes nos deparamos com situações assim, em que a sua vontade diz uma coisa, mas a sua razão diz extamente o oposto ? E na hora de justificar ... onde ficou a resposta ?

  Nem sempre conseguimos consilhar aquilo que achamos que é o melhor com aquilo que realmente temos vontade, por que? Por que temos que sempre ter uma boa razão para justificar cada um de nossos passos, mesmo quando a nossa felicidade está em questão ? Veja, não é uma questão de ser inconsequente, mas mesmo quando sabemos que não vamos prejudicar niguém, as vezes nós mesmos não nos permitimos a realizar nossas vontades.

  Tá, vou dar outro exemplo, na verdade dois que se juntam, e que aconteceram ainda no começo desse ano. Eu ainda estava em São Paulo, em uma tarde de domingo, resolvi sair para ler meu livro (sim, gosto de variar de ambiente quando leio). O livro, alias, era o Comer, Rezar e Amar,  e eu estava na parte em que ela vai para Itália aprender Italiano, algo que ela sempre quis, mas nunca teve um bom motivo para justificar pagar um curso de italiano ... ela teve que resolver tirar o seu ano sabático para se permitir aprender italiano (hummmmm ... esse foi o primeiro exemplo). 

  Abre parenteses, um rápido flash back: Quando eu era pequena, quero dizer, menor, minha mãe costumava me levar a um lugar para tomar sorvete, e toda vez que eu terminava o sorvete, ela me perguntava: "Você quer mais alguma coisa?", e eu respondia : "Sim, uma coxinha!". Preocupada com os meus hábitos alimentares, minha mãe sempre falava não, pois afinal eu já tinha comido o doce, ou seja, a sobremesa, e que se dá próxima vez que eu fosse ao estabelecimento eu quisesse comer coxinha e sorvete, pedisse primeiro a coxinha ... Agora, me pergunte se alguma vez eu pedi a coxinha antes ? Não, era sempre o mesmo diálogo.

    Ok, de volta a uma tarde de domingo ...

  Estava eu em um restaurante, em que lembrei que tinha ótimas sobremesas, era final da tarde, comecinho de noite, pedi minha sobremesa, e deliciei o meu livro. Fique mais de uma hora no restaurante lendo, quando de repente me deu uma vontade de comer pizza! Olhei para o garçon que havia me antendido previamente, e ele perguntou o que eu queria, e eu disse, um pizza individual por favor! (Também não sou tão glutão assim, né ? O detalhe do individual é importante ;)) E ele fez uma cara de estranheza, e perguntou baixinho: "Mas você já não comeu a sobremesa?" e eu respondi no mesmo tom de voz: "Sim, mas eu não jantei antes e fiquei com fome", e ele, muito delicado, respondeu: "Tudo bem, então esse vai ser o nosso segredo!". A pizza estava ótima e sai feliz da vida do restaurante, em que comi primeiro a sobremesa e depois o prato principal !!!

  Cheguei em casa, e falei para a minha mãe : "Sabe o que eu fiz hoje? Comei uma pizza depois da sobremesa !", e ela, que nem lembrava da minha lembrança de criança, deu muita risada. E além de tudo isso, ainda tive que manter um segredo com o garçon !!!

  Depois de toda essa volta gastronômica, não sei se consegui ser clara, entre frutos do mar e hamburger e sobremesa e prato principal. Mas tem coisas, que aprendemos que devemos seguir tais regras, mas  quem disse devemos seguí-las sempre ? Quem garante que aquilo que é, supostamente, melhor, é o que vai realmente nos fazer feliz ? 

  Quem me colocou pela primeira vez diante desta questão, foi minha terapeuta (Uma alma Iluminada !!!), que me perguntou: "Luiza, você quer ter razão ou ser feliz ?" .... e hoje, sem parar para pensar nem um segundo, respondo, Ser Feliz !!!

  Bom final de semana para todos nós !!!
  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trilha Sonora do Momento !!!

 

Bom dia !!!

  Não acredito que até agora não coloquei quase nada sobre música no blog !!! Pra quem me conhece, sabe que eu não vivo sem, e que tenho um gosto bem eclético ;)

 Descobri novos sons aqui pelas redondezas dos apalaches, sim, dentro do ritmo de blue grass, o que é fantástico ! As duas bandas que mais gostei foram:

- Carolina Chocolate Drops

- Muskellunge Blue Grass

Ai vai a música preferida da semana: http://www.youtube.com/watch?v=1xOxHyTP91c !!!

E de uma certa forma, esse tipo de música, resume bem o estilo de vida aqui, simples e muito interessante.

Vale a pena assistir e ouvir ;)

Descobri outros sons malucos.... sensacionais ... mas não estou conseguindo fazer o upload ... quem sabe no futuro !!!

Beijinhos

O ursinho está crescendo !


  Depois de passar o dia pintando por ai ;) Por isso da tinta na mão e no cabelo ... fomos visitar o nosso vizinho que cuida e reabilita animais selvagem.

  O ursinho que foi resgatado há algumas semanas, que eu postei no blog, está crescendo !!! Quando ele chegou, pesava 3 pounds e agora, já está com 7 pounds !!! E ah, ele já tem nome ... Zeus ! Uma figura, já sobe em árvores super rápido ... fico imaginando como deve ser um aldulto ... espero não encontrar nenhum nas minhas caminhadas, pois não tem para onde fugir !

terça-feira, 10 de maio de 2011

Um pouco de Cultura - Droop Mountain Battlefield


  Pai, essa é pra você !!!

  Em um dos finais de semana, fui nessa montanha (Droop), que foi um ponto estratégico importante na Guerra Civil dos Estados Unidos, devido a altitude e, como dá pra ver na foto (eu que tirei ;)), dá para enxergar bem longe.

  Para maiores detalhes quanto aos ocorridos no local, quando e com quem : http://www.droopmountainbattlefield.com/

  A foto que eu tirei acima foi da torre que se encontra abaixo :



  Por dentro da torre me senti em um dos quadros de Escher, MC. Veja:


Beijinhos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Primeiras Cartas Encaminhadas !!!


  É tão gostoso escrever e receber cartas !!! Por que será que eu tenho que sair do país para fazer isso ? Alguém pode me explicar ???

  Bom, independente da resposta, as primeiras cartas foram encaminhadas !!! Assim, que elas chegarem, me avisem !!! Pois tenho a leve impressão de que elas demoram um pouquinho a mais do que os e-mails ;)

Beijinhos

Para não ficar tão desatualizada ...



Neste domingo ... estive nesse lugar ... sem palavras.

Beijos e Boa Semana para todos nós !!!

Meu Domingo "Into the Wild" !



Bom Dia !!!

Bom, conforme prometido, mandarei uma experiência fora da ordem cronológica, daquela semana que não tive tempo de escrever, mas isso não quer dizer que ela é menos importante, muito pelo contrário, para mim, foi algo que não sei se existem palavras que possam descrever todas as sensações que passei naquele dia.

Foi no domingo de páscoa, suportamente, era para eu, Samira e Wesley fazermos a trilha de bicicleta para a Thilha do Rio Greenbrier, que no final, fizemos na semana seguinte, pois o lugar em que alugamos as bicicletas estava fechado devido ao feriado. Então decidimos fazer uma trilha a pé, a Cranberry Mountain.

Tive muita sorte, pois Wesley, um dos responsáveis pela construção do novo prédio do instituto em que estou, nasceu e foi criado em Vermont, no interior e ele está acostumado com esse tipo de mata, esse tipo de  trilha.

Bom, se você acha que a nossa aventura começou quando chegamos na montanha, você está muito enganado. Ela começou ainda no carro. Quando estavamos chegando próximo da trilha, uma das luzes do painel acendeu, adivinha qual ? A do sistema de refrigeração ... ops .... paramos para ver o que tinha acontecido .... e quando olhamos de baixo do carro, uma poça enorme de água. Olhamos por de dentro do motor e conseguimos enxergar que uma das magueiras tinha se soltado, pois a fivela que prende a mangueira tinha quebrado. Como tive experiência prêvia com meu antigo carro, diversas vezes com o sistema de refrigeração, me senti muito confiante em dizer ... "Não importa que o que fizermos agora, se quisermos tentar arrumar, precisamos deixar o motor realmente esfriar" ... sendo que a cidade mais próxima ficava a 20 minutos de carro, resolvemos começar nosso passeio daquele exato ponto, já que a cidade mais próxima ficava a 20 minuto de carro, e já estávamos reltivamente próximos das trilhas.  Tinhamos água o suficiente, comida, frutas e a vontade de caminhar.

Engraçado, que logo no começo da trilha, estava tão evidente a diferença de postura entre eu e o meu amigo. Ele, como se estivesse atravessando a sala de sua casa, e eu, como se estivesse andando em cacos de vidros ... meio assustada, pois não estavamos seguindo os caminhos originais das trilhas. Mas aos poucos ele começou a explicar sobre as plantas, sobre as trilhas dos animais, sobre o caminho das águas, e fui me sentindo mais a vontade. Até o momento que ele resolveu andar descalço, e quase ... por 10 cm ele não pisou em uma cobra !!! Sim, uma cobra ....provavelmente uma cobra dágua, que ficou olhando para nós !!!! Desviandos alguns bons centimetros de nossa rota. Senti uma leve taquicardia momentanea e seguimos em frente. O dia estava lindo, ensolarado e com uma temperatuda agradável. Então, porque não atravessar o rio ? Eu coloquei o pé no rio, e outra cobra saiu de baixo de uma pedra ... ahhhh !!! Práticas de respiração foram aplicadas, eu me acalmei e a cobra voltou para a sua pedra. Desviamos novamente um pouco a rota, e atravessamos o rio. Andamos um bom tempo, consegui seguir a trilha de um animal muito frequente aqui, um Cervo, me senti por alguns minutos na ilha de Lost ;) Mas realmente é impressionante como em mata mais fechada, você consegue enxergar os rastros com mais facilidade. Encontramos inclusive dejetos frescos, o que significa que não deviamos estar tão longe. A terceira grande taquicardia foi quando encontramos um grande e bem fresco desejo ... e levantamos a hipótese que talvez fosse de urso .... sendo assim, resolvemos parar de brincar de seguir trilhas.

Paramos em uma pequena ponte (meu pai diria que era uma pinguela) para descansar, beber água e meditar. Eu, ainda um pouco nervosa com o nosso último achado, demorei um pouco para desacelerar, mas assim que consegui, foi uma sensação incrível, a energia a minha volta era algo tão forte, o som apenas da natureza, por alguns segundos me senti como se eu fosse um pedaço daquilo tudo, mais uma árvore, quem sabe. E quando abri os olhos, as cores estavam diferentes, elas eram mais vivas, as árvores eram tão verdes que eram quase azuis ... dá para imaginar ? Pois é, nunca tinha sentido nada igual, amei.

Após esse momento, resolvemos voltar para o carro, e já me sentia um pouco mais a vontade no meio daquilo tudo. Chegamos no carro, a fome bateu e fizemos nosso almoço a beira da estrada .... literalmente !!! Abrimos o mat de yoga que estava no porta-malas e abrimos no acostamento, foi ótimo !!!

Seguido do almoço, era hora de voltar a pensar no carro, olhamos novamente, e meu amigo não conseguia alcançar a fivela, pois o local era muito estreito .... como eu sou muito intrometida, fui lá e tirei a fivela, meu braço era do tamanho exato. Assim, que decidimos ir em direção a cidade, conseguimos uma carona com pessoas locais, que nos levaram até a loja de conveniência que vende desde produtos de limpeza até peças de carro ... compramos a fivela, fluido e água para o carro ... voltamos com três homens locais que nos deixaram no carro e quiseram nos ajudar. Assim que chagamos no carro, Wesley já abriu o capô e eu fui mexendo no motor .... e a cara dos três homens quando me viram mexendo com tanta segurança e tirando a fivela quebrada ... foi engraçadíssima ... do tipo, o que essa criança está fazendo ? Mas logo, eles viram que nós "sabiamos" o que estávamos fazendo... e foram embora ... colocamos a água e o fluído ... deixamos atingir o nível adequado ... e tcharan !!! A luz do painel se apagou !!! Consertamos o carroooo !!!! Já posso colocar no meu curriculo : Neurologista e Mecânica de volvo !!! ;) Voltamos São e Salvos !!!